Itabuna começa adequar metas da Educação ao Plano Nacional

Técnicos se debruçam sobre os projetos
Ascom/Gabriel de Oliveira

Com objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação – PNE em nível municipal, representantes da Secretaria da Educação de Itabuna participaram da 1ª Ciranda de discussão promovida pelo Conselho Municipal de Educação (CME), que integra uma Comissão Técnica criada pelo prefeito Claudevane Leite. Até agora a Secretaria Municipal de Educação já realizou três encontros e promove mais um às 14 horas do dia 31 deste mês.

Intitulada “Ciranda do saber” o encontro é parte das ações da Campanha Nacional pelo Direito a Educação realizada pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), que desde 2010 segue com seus esforços junto a Unicef na Campanha “Fora da escola Não pode!”. “O nosso desafio central é dar visibilidade aos dados sobre a situação da exclusão escolar no Brasil. Em Itabuna temos 3.544 crianças fora da escola, sendo 815 só na faixa etária de 4 a 5 anos. Além disso, tem déficit nas creches, já que o município tem  creches, sendo apenas uma no padrão do Pró-Infância, mas o Ministério já sinalizou a construção de mais 11creches  na cidade”, explica a presidente do CME, Lúcia Bittar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, caberá à Comissão Técnica com titulares e suplentes indicados pelo prefeito Vane, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Professores proceder a estudos, bem como a sistematização de dados necessários à regulamentação do Plano Municipal de Educação e Congresso Municipal de Educação para sua avaliação.

Na reunião de quarta-feira foram discutidas a 1ª e a 2ª meta do novo Plano Municipal de Educação que visa universalizar até 2016 a educação infantil na Pré-Escola para crianças de 4 a 5 anos; ampliar a oferta da Educação Infantil em creches para atender no mínimo 50% das crianças de até três anos; além de universalizar o ensino fundamental de nove anos para todas as crianças de 6 a 14 anos, garantindo assim que 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada.

Participaram da reunião os conselheiros, representante do Sindicato do Magistério Municipal de Itabuna - Simi e a representante a Secretaria Municipal da Educação a Diretora de Departamento da Educação Básica, Márcia Lima.